Sua majestade...a Montanha!
Com 2351m de altitude, é a montanha mais alta de Portugal e desde 1982 Reserva Natural da ilha do Pico.
É escalável por trilhos marcados ou por serviço de um guia. Foi considerado passeio pedestre apesar de ser algo difícil devido às diversas condições meteorológicas que podem causar com que pessoas "novas" à montanha se percam do trilho marcado.
Escalar a Montanha é uma aventura e tanto. Contudo certifique-se que está em boas condições de saúde, tem equipamento adequado para as mudanças meteorológicas e contacte um guia ( opções disponiveis em https://thebestofazores.com/ilha-do-pico/o-que-fazer/).
A montanha do Pico alberga uma flora de grande diversidade e raridade, incluindo espécies endémicas no arquipélago, e a paisagem que circunda a montanha é muito variada e estratificada em altitude.
Desde o ponto mais alto, que no Inverno fica coberto de neve, e onde a vegetação é muito escassa, resumindo-se a líquenes e outras entidades do mesmo nível trófico, a terra praticamente nua de vegetação à medida que se desde, dando depois lugar a vegetação de maior nível trófico e rapidamente a pastagens de altitude.
Assim, subir o Pico não deve ser encarado de ânimo leve e com irresponsabilidade, dado não só a altitude que se atinge, mas a orografia do local, o facto de se poder em qualquer altura ficar rodeado de nuvens ou neblinas cerradas e mesmo por vezes chuvas intensas.
Esta escalada permite apreciar de uma calma e serenidade que só se encontra no silêncio das grandes montanhas. No horizonte, onde o mar é rei e senhor encontra-se um azul inebriante que muda de tom conforme a hora do dia e a nebulosidade.
O oceano atlântico agiganta-se lá no fundo dos 2.351 metros da montanha com as ilhas do grupo central dos Açores avistam-se. Logo ali a ilha do Faial e mais ao lado a ilha de São Jorge. Mais além, a ilha Terceira e a ilha Graciosa.
Uma experiência INESQUECÍVEL !