Do sonho de um aficionado pela preservação da memória histórica, nasce em 1998 a Oficina – Museu de Artesanato Artes e Ofícios das Capelas. Um museu etnográfico, cuja actividade consiste numa das maiores colecções privadas de instrumentos/artes extintos por falta de mão-de-obra, em risco de desaparecimento ou que sofreram grandes mutações até aos dias de hoje.
Representado segundo as actividades emergentes nos séculos XIX e XX nos Açores, o Museu distribui-se em ruas "seculares", por "casas de portas abertas", onde somos convidados a entrar, a recordar ou a aprender a génese de um povo com “características únicas em todo o país”.
Mas o sonho de Manuel Melo não se fica por esta obra grandiosa, Manuel quer ensinar, quer perpetuar no tempo as artes que expõe, e nasce um "Museu Escola", onde são criadas peças, efectuadas formações...onde Artes e Ofícios ganham mais alma.
Os Açores são muito mais do que belas paisagens, ao longo do tempo estiveram expostos a adversidades naturais extremas, e da lava se reergueu um povo orgulhoso e determinado, que tem nas veias a ressalga de um mar que o define.
Enriqueça a sua viagem aos Açores, visitando a Oficina – Museu Artes e Ofícios das Capelas.